A chegada de uma criança envolve todo um processo de preparação que vai desde os mínimos detalhes até verdadeiras mudanças de vida. Lavar as roupinhas do bebê e organizar o guarda-roupa, por exemplo, está entre essas etapas que todas as mamães passam enquanto preparam o ninho com cuidado e atenção.
Por se tratar de peças que vão entrar em contato com a pele de um serzinho tão novo, é preciso tomar algumas cautelas especiais no momento da higienização. Sabendo disso, respondemos as principais dúvidas que vão te ajudar nos preparativos para o tão aguardado instante da chegada do seu pequeno.
Quando lavar o enxoval?
Entre 30 e 31 semanas de gestação: essa é a média do período para lavar todo o enxoval que será usado nos seis primeiros meses da criança. Sejam peças que foram compradas, ganhadas ou repassadas, todas devem ser higienizadas antes do primeiro uso, pois acumulam bactéria, poeira e ácaro enquanto estão nas lojas ou guardadas.
Ah, antes de qualquer coisa, é importante lembrar: as roupinhas do bebê devem ser sempre lavadas separadamente do restante das roupas da casa, ok?
Quais produtos utilizar?
O ideal é sempre utilizar sabão líquido de coco ou sabão neutro. Outros produtos com cheiros mais fortes, como amaciantes e sabões comuns, devem ser evitados, pois têm maior risco de irritar a pele do bebê que ainda é muito sensível.
Diversas marcas também já oferecem opções hipoalergênicas que são pensadas para a sensibilidade do início da vida da criança.
Lavar à mão ou na máquina?
Você pode optar tanto pela higienização manual quanto na máquina de lavar, mas é preciso tomar alguns cuidados especiais em ambos os casos.
A vantagem da primeira lavagem à mão é que evita que as peças soltem muita tinta, porém, é preciso ter atenção redobrada no enxágue para garantir que todo o sabão foi retirado. Por isso, use e abuse da água corrente durante essa etapa final.
A gente sabe que a máquina de lavar traz muitas facilidades e deixa tudo mais rápido, mas os cuidados são ainda mais importantes caso você opte por ela. Antes de qualquer coisa, faça uma pré-lavagem da máquina, apenas com água, para eliminar qualquer tipo de produto químico que pode ter ficado dos usos anteriores.
Depois, separe as peças por cores e utilize apenas o modo para roupas delicadas, também apresentado como roupas de bebê em alguns aparelhos. Uma dica extra é usar sacos que estão disponíveis no mercado para lavagem de roupas íntimas e delicadas.
É preciso passar as roupas?
Sim, pois as altas temperaturas do ferro ajudam a eliminar bactérias e fungos que podem ter sobrevivido ao processo de lavagem. Além de desamassar as peças, deixando mais bonitas visualmente, o calor ajuda na higienização.
Ah, é importante lembrar que não só as roupas precisam de todo esse procedimento: roupas de cama, mantas, fraldinhas de pano, toalhas e qualquer outra peça do bebê devem receber uma atenção especial.
Depois de limpas e passadas, guarde as roupinhas em um ambiente limpo e fechado para não pegar pó. Pronto! Agora é só aguardar a chegada do seu novo amor com tudo limpinho e organizado.
Leia também
Contração de treinamento: acabe de uma vez com as suas dúvidas!
O que uma consultora de amamentação faz?
Mamaflix: dicas para assistir na Netflix sobre maternidade