Inspiração, Leitura, Maternidade

Da gestação ao nascimento

A gestação é uma experiência complexa, em que ocorrem intensas transformações físicas e emocionais. Trata-se de um momento repleto de sentimentos que podem gerar medos, angústias, fantasias e curiosidades. A relação que se constrói na gestação, entre a díade mãe-bebê, será a base da relação que se estabelecerá depois do nascimento e ao longo do desenvolvimento da criança.

No período pré-natal, os pais constroem a noção de individualidade do bebê quando reconhecem seus comportamentos intra-uterinos e suas características temperamentais, como por exemplo, identificam seu filho como um bebê agitado ou calmo; notam em que situação ele se mexe, ou se responde à voz do pai ou da mãe e, desta forma, passam a estabelecer um modo de interação com ele.

Já a relação materno-fetal é bastante intensa e baseia-se especialmente nos sentimentos ou expectativas da mamãe em relação ao seu bebê. Conhecer o bebê antes do nascimento, pensar sobre ele, imaginar suas características são fundamentais para a construção da maternidade e para que, aos poucos, o bebê vá ganhando espaço não só no imaginário, mas na vida da gestante e de sua família. Por isso, preparar com antecedência o quarto do bebê, escolher suas roupinhas, fazer as lembrancinhas para o dia do nascimento são formas de desenvolver o vínculo entre mãe-bebê e de se preparar para a mudança e as adaptações que precisarão ocorrer com sua chegada.

Quando o bebê nasce, a maioria das mulheres experimenta uma sensação de desamparo, ansiedade e agradável expectativa. É uma fase para aprender sobre si e sobre o novo papel – “o de ser mãe”. A gravidez e a maternidade são experiências que implicam em perdas e ganhos, sendo assim justifica-se a existência de sentimentos tão contraditórios e ambivalentes. Por isto, algumas mamães podem se sentir um pouco assustadas com os primeiros cuidados com seu filho.

É a partir do nascimento do bebê que a mãe poderá atribuir um novo significado à experiência da maternidade. Os primeiros dias após o nascimento são carregados de emoções intensas e variadas, e embora haja sensações de desconforto, há também uma grande alegria pelo nascimento do filho. Nesta fase, o apoio emocional da família à nova mamãe é essencial para garantir sua saúde física e emocional.

Saiba, mamãe, que você também está nascendo para esta função e que a experiência do dia-a-dia; da relação com seu filho fará com que você desenvolva suas habilidades como mãe. Não seja muito rigorosa com você mesma, conte com sua família nos momentos mais difíceis e aguarde com entusiasmo as muitas alegrias que estão por vir!

Related Posts

7 comentários em “Da gestação ao nascimento

  1. Que forma linda de viver essa experiência maravilhosa que é a gestação. Transformando sentimentos e pensamentos em produção real. Lindo texto. Certamente irá contribuir muito para as futuras mamães. bjo bjo.

  2. Que forma linda de viver essa experiência maravilhosa que é a gestação. Transformando sentimentos e pensamentos em produção real. Lindo texto. Certamente irá contribuir muito para as futuras mamães. bjo bjo.

  3. Érika Tomé disse:

    Que orgulho dessa minha maninha…texto maravilhoso e verdadeiro…cm certeza nos ajudará muitoooo…Parabéns…Te Amoooooooooooooooo ;).

  4. Érika Tomé disse:

    Que orgulho dessa minha maninha…texto maravilhoso e verdadeiro…cm certeza nos ajudará muitoooo…Parabéns…Te Amoooooooooooooooo ;).

  5. Muito interessante e excelente contribuição. Bjs

  6. Muito interessante e excelente contribuição. Bjs

  7. Butike Rosa disse:

    Que linda a forma de viver a gestação….Lindo texto..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *