Blog Emma Fiorezi

Nutrição na gestação, saiba qual é a sua importância hoje!

Uma boa nutrição na gestação é essencial para a saúde e bem-estar da mãe e do bebê. Hoje queremos mostrar para você alguns pontos de extrema importância, que vão impactar tanto sua vida quanto a do pequenino. 

Quais são os riscos de uma má alimentação na gestação?

Para começar, é fundamental trazer esse alerta: uma nutrição ruim na gravidez pode acarretar malefícios para a criança, como a má formação do cérebro e da medula, que são causados pelo déficit de ácido fólico.

Devido o consumo de gorduras trans e açúcares, o bebê pode desenvolver quadros de diabetes, obesidade infantil e até mesmo doenças cardiovasculares.

O que não comer na gravidez?

Para o bem da mãe e do bebê, alguns alimentos e hábitos devem ser evitados durante o período gestacional. A nutricionista comportamental Natalia Rossi nos ajudou a listar certos alimentos que devem ser evitados: 

– Bebidas alcoólicas
– Frituras
– Queijos
– Leit
– Chá
– Alimentos ricos em sal e açúcar
– Alimentos crus
– chá de canela 

Também é preciso ter cuidado com alimentos congelados, processados, comidas prontas, peixes com alto teor de mercúrio, adoçantes, frutas e verduras que possam estar mal lavadas.

Quais são as vitaminas que ajudam no desenvolvimento do bebê?

A nutricionista Michelle Tsukada elencou para você algumas vitaminas e nutrientes que ajudam o melhor desenvolvimento do bebê. 

Ômega 3

Esse ácido graxo é importante na formação cerebral da criança, atua na melhora do aprendizado ainda previne depressão pós-parto.

Pode ser encontrado no salmão, sardinhas, oleaginosas (nozes, castanhas, amendoins, amêndoas, entre outros), abacate e azeite de oliva extra virgem

Vitamina B9

O ácido fólico auxilia no fechamento adequado do tubo neural do pequeno e é achado na couve, brócolis, amêndoas, lentilhas, aveia carne entre outros diversos alimentos.

Vitamina D

Além de ajudar na formação óssea da criança, a vitamina D reduz a possibilidade do desenvolvimento de diabetes gestacional, parto prematuro, raquitismo, resistência à insulina, pré-eclâmpsia (pressão arterial elevada) e melhora o sistema imunológico da mãe.

Essa vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, salmão selvagem e muitos outros.

O que comer na gestação?

Sabendo o que não deve ser consumido e o que é recomendado a nível de vitaminas, queremos te ajudar a saber o que você pode e deve comer durante a gravidez. Vamos lá:

– Vegetais verdes escurosGrãos (lentilha, feijão)
– Leite e seus derivados
– Ovos
– Pimentão amarelo
– Manga
– Brócolis
– Óleo de linhaça
– Carne de boi, peixes e porco
– Castanha do Pará
– Castanha de caju
– Nozes
– Espinafre
– Couve de bruxelas
– Tomate
– Gergelim
– Frutos secos
– Chia

É claro que, além das dicas mais práticas, recomendamos que a sua gestação tenha um acompanhamento nutricional personalizado. 

Para tornar sua vida mais prática, reunimos todas as informações acima em uma tabelinha, que você pode copiar e consultar sempre que tiver dúvidas!

Achou essas dicas úteis? Conte para a gente através dos comentários e compartilhe com outras mamães! 

Te desejamos uma gestação cheia de amor e saúde! 

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