Gravidez, Nutrição

Nutrição na gestação

Um organismo equilibrado e bem nutrido é de suma importância para a gestante. Por isso é fundamental, nessa fase, fazer acompanhamento nutricional. A alimentação adequada e o estilo de vida saudável permitem que processos fisiológicos do desenvolvimento do bebê aconteçam de maneira eficaz.

É recomendado que a gestante ajuste o consumo dos macronutrientes, carboidratos, proteínas e lipídeos, assim como de micronutrientes, vitaminas, minerais e consumo de água.

Consumir fontes de ômega 3, ácido graxo essencial é muito importante na formação cerebral do bebê, atua na melhora do aprendizado e previne a depressão após o parto na mãe. Encontramos esse nutriente no salmão, sardinha, oleaginosas, abacate e azeite de oliva extra virgem.

Alimentos ricos em ácido fólico (vitamina B9), como couve, brócolis, amêndoas, lentilhas, aveia, carne entre outros. Essa vitamina atua no fechamento adequado do tubo neural do bebê.

A vitamina D, melhora o sistema imunológico da mãe, atua na formação óssea do bebê e ajuda a reduzir a possibilidade de pré- eclâmpsia, resistência à insulina, diabetes gestacional, parto prematuro e raquitismo. Um dos primeiros exames que devemos fazer na gestante é a dosagem de Vitamina D no seu organismo. É muito importante manter os níveis adequados ao longo de toda a gestação.

A gestante deve ter cuidado com o índice glicêmico dos alimentos, pois a ingestão em excesso está relacionado com casos de obesidade e diabetes gestacional.

Durante a gestação deve se evitar o consumo de alimentos industrializados e ultra processados. Nessa fase os cuidados com a alimentação da gestante devem ser redobrados, uma vez que a saúde da mãe reflete diretamente na saúde e no desenvolvimento do bebê. Uma alimentação adequada na gestação garante benefícios para o bebê por toda a sua vida.

 


Michelle Tsukada

CRN 88153

Nutricionista Esportiva Antropometrista ISAK nível 1 Membro IBNF

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *