Blog Emma Fiorezi

O que é uma doula? É para mim?

O momento da gestação, parto e pós-parto são períodos em que a mamãe precisa muito de apoio. Seja suporte emocional, informacional ou somente a transmissão de calma e tranquilidade. Para isso existe uma profissional incrível chamada doula que vai ajudar a mulher no que precisar. Fique com a gente e descubra ainda mais sobre o assunto!

O que é?

Doula é uma profissional que oferece um serviço de acompanhamento a gestante, que começa no pré-natal e vai até depois do parto.

O que ela faz?

No período de gestação a profissional exerce uma função mais informacional, ela esclarece dúvidas, explica as fases do parto, indica conteúdos para leitura, mas também acolhe e escuta as mamães.

Já no momento do parto, a doula ajuda a mulher no que for necessário seja alimentação ou apoio emocional, além de sugerir a melhor posição para o parto e garantir que todo o ambiente esteja agradável para a mãe

No pós-parto, a profissional auxilia tanto na amamentação e cuidados com a criança quanto na prevenção da depressão pós parto que aflige muitas mulheres nesse período.

O que a doula não faz?

Diferente das parteiras as doulas não fazem procedimentos médicos, somente exerce apoio emocional e físico a mamãe. O foco da profissional é somente a mulher.

Quando procurar?

Normalmente as pessoas começam a procurar os serviços da doula quando vê a necessidade de se preparar para a vinda da criança. É recomendável que seja entre as 18 e 35 semanas para que tudo, seja feito da melhor forma possível.

Como escolher uma doula?

Alguns critérios que as mulheres devem se atentar antes de escolher são:

– Se a profissional tem a mesma filosofia de parto que você;
– A disponibilidade dela, no período em que pode ocorrer o parto;
– Se ela tem alguém que pode substituí-la caso não consiga estar presente no dia do parto;
– Se parcela o pagamento ou se tem taxas extras além do valor para acompanhar o parto;
– Se já teve alguma cliente que também era paciente do seu médico.

Quanto custa o atendimento?

O preço do serviço de uma doula depende da cidade, da região, do nível de experiência, quais são os trabalhos agregados que ela oferece e pode variar muito. Há também a possibilidade da contratação de doulas voluntárias em que não há a necessidade de remuneração.

Já sabia o que era uma doula? Na sua maternidade, você contratou uma doula? Como foi a sua experiência? Queremos muito saber sua experiência, fala conosco nos comentários da publicação!

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho

fechar

Entrar

fechar

Sidebar